Welcome* Bem-Vindo * Kirzeer * Benvenuto * Bienvenue * Willkommen * Välkomnande * Nрием * 歓迎 * Selam * 欢 * Witajcie *

13 de ago. de 2008

O Assédio da Imprensa

O Assédio da Imprensa por Érica Perazza para Revista Pandora *

Quem não se arrepia e sente borboletas no estômago quando vê alguém famoso e querido? Para conseguir um autógrafo, uma foto, uma abraço ou pelo menos um sorriso é um sacrifício, seja pela dificuldade de acesso a pessoas VIPs ou pela multidão na fila, apertando, empurrando, tropeçando. Afinal, é raro quando podemos ter a chance de conhecer e assistir ao vivo atores e cantores de sucesso, principalmente internacionais. Talvez seja por isso que as pessoas, perante uma celebridade, sempre se comportam com euforia e assédio. E não são só fãs enlouquecidos e histéricos que deixam as estrelas desconfortáveis, mas também a imprensa. No dia 18 de outubro, Gael Garcia Bernal, ator mexicano, em uma visita ao Brasil, foi surpreendido pela mídia na 31ª Mostra Internacional de Cinema. O protagonista de "Diários de Motocicleta", veio a São Paulo para divulgar o longa "El Passado", protagonizado por ele e dirigido por Hector Babenco e para apresentar o longa "Déficit", no qual ele estréia como produtor e diretor. Ao chegar para a cerimônia de abertura da Mostra, aconteceu tumulto e Gael quase foi derrubado na rampa de acesso ao auditório por alguns jornalistas. Ele exigiu da organização do evento, ficar numa área privativa, longe do assédio da mídia e do público. Mesmo assim, repórteres e fotógrafos conseguiram entrar na área vip. Pedidos de autógrafos e fotos foram atendidos, porém, o ator cansado do assédio, resolveu deixar a festa.
Algumas celebridades se incomodam com o assédio, outras simplesmente estão acostumadas e outras se surpreendem. É o caso da banda inglesa, Keane, composta somente por bateria, piano e vocal. Em abril deste ano aconteceram 3 performances do grupo: duas em São Paulo e uma no Rio. Com um público pequeno, mas que soava grande, os fãs deram um show na banda. "Parecia que tinha umas 10 mil pessoas gritando e acho que não tinha nem 3 mil. O vocalista, Tom Chaplin até parou, totalmente estupefato, quando ia entrando no palco e ouvindo tudo aquilo", disse uma fã. Durante a turnê do segundo álbum da banda, Under The Iron Sea, eles confessaram estar muitos surpresos com essa vibe diferente do povo latino, em especial o Brasil. Ainda, disseram que vão voltar muito em breve e repetir a dose. O público brasileiro mais uma vez mostrou-se extremamente receptivo até com bandas não muito conhecidas.
E quanto a imprensa, ela às vezes não dá boas vindas. Em 31 de agosto, durante um passeio em Paris, a princesa da Inglaterra, a Lady Di, sofreu um acidente de carro fatal devido a perseguição de fotógrafos que a todo custo queriam imagens dela com seu companheiro, o milinionário Dodi Al Fayed.
Conspirações a parte, até que ponto a mídia chegou para conseguir uma foto, um aceno, uma palavra, uma notícia?
Está certo que figuras públicas sempre estarão expostas a todos os olhares curiosos, mas até que ponto vai a invasão de privacidade?
Seja político, ator, cantora, não deixam de ser pessoas comuns e desde que elas também possuam bom-senso, merecem ser recebidas da mesma forma pela imprensa, já que um necessita do outro, e assim, quem sabe, viver em harmonia.

* Originalmente publicado em 19/10/07
Todos os direitos autorais são reservados a autora.

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin